VEGETAÇÃO EM AMBIENTE

By julho 3, 2019blog

Hoje é quase que imprescindível que as edificações sejam responsáveis ecologicamente. Prova disso é que, nas últimas décadas surgiram conceitos de arquitetura voltados ao tema, como a bioarquitetura e as técnicas de telhado verde. A vegetação nas construções foi considerada por muito tempo como um trabalho de paisagismo, meramente decorativo. Mas é muito mais que isso! A vegetação é um componente arquitetônico vivo e mutável. O seu uso é capaz de melhorar a temperatura, a acústica e a qualidade do ar de um edifício.

Como todo elemento que se vincula à arquitetura, até mesmo a vegetação precisa ser utilizada de forma consciente e responsável de modo a evitar conflito com outros elementos construtivos.

As técnicas para absorver a energia da natureza tem aplicação em ambientes internos também, com o uso de plantas, cores e artes que representam a natureza.

Por meio desses elementos, é possível criar ambientes aconchegantes, que despertam o bem-estar, melhoram a qualidade de vida e diminuem o estresse do dia a dia, lembrando sempre de dar atenção para alguns detalhes como, a incidência direta do sol e a presença de luz natural.